I Carijada

                IF FARROUPILHA CÂMPUS SANTO ÂNGELO PROMOVE A I CARIJADA
24 e 25/04/2014

             A I Carijada foi um projeto desenvolvido em parceria com a UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul.  Apostamos neste projeto como uma possibilidade de integração da comunidade acadêmica com um grupo social vulnerável da comunidade de Santo Ângelo: a comunidade M’byá Guarani.
             A proposta ampara-se nos princípios norteadores da educação técnica e Profissional a serem seguidos pelo IF Farroupilha. Em primeiro lugar, possibilita a articulação com o desenvolvimento socioeconômico-ambiental dos territórios em que os cursos ocorrem, uma vez que o consumo da erva-mate é um elemento essencial na cultura dos indígenas. No entanto, o consumo do produto ficou limitado pela falta de matéria-prima para a produção e devido ao aumento no preço da erva já beneficiada.
             Por outro lado, na área do IF Farroupilha –Santo Ângelo, dispomos de algumas dezenas de pés de erva-mate que precisam de um manejo correto. Neste contexto, surgiu a ideia de promovermos a Carijada que é um evento tradicional não só entre os índios, mas entre a população mais antiga. A Carijada é o processo de produção da erva-mate da maneira tradicional.  Assim, aliamos uma necessidade do Câmpus, que é o manejo sustentável do erval, com o atendimento à demanda dos índios, uma vez que lhes fornecemos a matéria-prima para um produto fundamental à identidade daquele povo. 
              Além disso, a proposta se insere na atuação do IF Farroupilha que trata dos projetos sociais na linha de Grupos Sociais Vulneráveis, não só porque promove o respeito à identidade daquele grupo de índios, mas também o intercâmbio de saberes entre os alunos do Câmpus, a comunidade indígena e outros membros da comunidade que conheçam a prática, na defesa e garantia dos direitos dos índios de terem sua marca cultural respeitada.
O processo de produção, que se deu na comunidade indígena, com a participação dos indígenas, foi orientado e conduzido pelo Sr. Emilio Correa, mestre carijeiro de São Miguel das Missões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que você achou de ter participado deste evento do IFF? Pode escrever aqui embaixo, ficaremos muito felizes em saber a sua opinião. :D