IF FARROUPILHA CÂMPUS SANTO ÂNGELO PROMOVE A II CARIJADA
24 e 25/04/2015
Nos dias 24 (sexta) e 25 (sábado) de abril de 2015, aconteceu a II Carijada promovida pelo IF Farroupilha Câmpus Santo Ângelo. A Carijada consiste na produção artesanal da erva-mate. Em 2014, a I Carijada foi realizada na Aldeia Tekoá Pyaú. Neste ano, está acontecendo no Câmpus, com a participação dos indígenas e dos alunos.
Além de ser uma possibilidade de integração entre a comunidade acadêmica é também um espaço de interação com um grupo social vulnerável de Santo Ângelo: a comunidade M’byá Guarani. Nesse sentido, a proposta ampara-se nos princípios norteadores da educação técnica e Profissional a serem seguidos pelo IF Farroupilha, pois possibilita a articulação com o desenvolvimento socioeconômico-ambiental dos territórios em que os cursos ocorrem, uma vez que o consumo da erva-mate é um elemento essencial na cultura dos indígenas.
Nesse contexto, surgiu a ideia de promovermos a Carijada que é um evento tradicional não só entre os índios, mas entre a população mais antiga da região missioneira. Assim, aliamos uma necessidade do Câmpus, que é o manejo sustentável do erval, com o atendimento à demanda dos índios, uma vez que participam da produção da erva, que é fundamental à sua identidade, mas cujo consumo ficou restrito em função da carência da matéria´prima. A orientação para o manejo correto do erval e de todo o processo está sendo feito pelo Sr. Emilio Correa, morador de São Miguel das Missões e produtor de erva-mate.
Ao longo dos dois dias, os alunos do Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática participam das atividades. Pela manhã, assistiram à colheita e auxiliaram no transporte. À tarde, fizeram o sapeco, a montagem dos “macacos” (pequenos feixes de erva) e secagem no carijo. No sábado, o processo teve continuidade com o cancheamento das folhas (quebra) e, finalmente, o momento de triturar a erva-mate nos pilões (pilagem), para, então, sorvê-la.
A erva produzida foi doada para os indígenas utilizarem no seu consumo e nos seus rituais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí, o que você achou de ter participado deste evento do IFF? Pode escrever aqui embaixo, ficaremos muito felizes em saber a sua opinião. :D